Olá, no que podemos lhe ajudar???

Você sabe o que é olhado na vistoria do Detran? Conheça agora os detalhes a respeito da vistoria veicular do Detran

 

vistoria para veicular é uma avaliação sobre as condições do veículo para a expedição de um novo CRV (Certificado de Registro de Veículos) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) com o nome do novo proprietário. Esta inspeção deve ser feita por uma empresa credenciada para executar a vistoria, pois o laudo da mesma precisa ter uma validade para o Detran.

Este procedimento irá inspecionar praticamente o carro todo, o profissional experiente do Detran ou da empresa credenciada avalia todos os itens obrigatórios e até alguns itens que atestem a originalidade do veículo e possam identificar casos de adulteração, clonagem ou e falsificação. Também é avaliada a situação legal do carro, se existem pendências como a falta de pagamento de impostos ou multas.  Para evitar a reprovação do veículo na vistoria para transferência é importante fazer uma checagem em casa.

O que é olhado na vistoria do Detran

O que é olhado na vistoria do Detran

Leia também: Saiba tudo que você precisa para fazer a transferência de veículo em Goiás conosco, aqui no Despachante Pinguim

Veja quais os itens avaliados, para que servem e como devem estar para que o carro seja aprovado:

Farol Baixo: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um facho de luz destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo aos demais condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.

Farol Alto: É utilizada à noite em estradas sem iluminação. Mas O condutor deve estar atento a mudar para a luz baixa sempre que encontrar outros veículos vindos em sentido contrário e mesmo à frente, para não causar o ofuscamento pelo retrovisor.

Farolete: Essa é uma luz com baixo poder de iluminação que serve justamente para destacar para os outros condutores a largura do seu carro, ademais tanto na parte dianteira como traseira.

Farol do veículo

Farol do veículo

Luz de freio: Como o próprio nome diz são aquelas destinadas a indicar os demais usuários da via que se encontram atrás do veículo, que o condutor está utilizando os freios.

De placa: Quase todas elas são acionadas em conjunto com os faroletes – ou luz de posição – logo no primeiro estágio da chave do farol.

Luz de ré: Sua função é clara, alertar os outros motoristas e pedestres que o carro está se movendo para trás. O fato de iluminar a traseira do veículo é muito útil à noite ou durante o estacionamento em garagens. Contudo muitos não verificam.

Pisca-pisca: É a luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda. Pois apesar de seu uso ser óbvio, aliás muitos condutores não a utilizam.

Luzes traseiras do veículo

Luzes traseiras do veículo

Limpador de parabrisa e esguiche: Aqui o vistoriador irá olhar se quando ativador o esguiche joga a água e se o limpador com as palhetas de parabrisa são acionadas. Ela serve em caso de sujeira no vidro ou em caso de chuva.

Buzina: Ela deve ser ativada apenas para alertar outros motoristas ou pedestres. É um item muito obrigatório.

Pneus: Ponto de contato do carro com o piso, os pneus influenciam muito na segurança e no consumo do carro. Mas sua durabilidade também varia de acordo como são tratados. Veja na foto do lado esquerdo um pneu que passa na vistoria tranquilamente pois está novo, e do lado direito um careca onde não passa.

Pneu é um dos itens mais avaliados na vistoria do Detran

Pneu é um dos itens mais avaliados na vistoria do Detran

Chave de Roda, macaco e triângulo: Esse trio serve para trocar o pneu do step com um dos que estão sendo usados. Aliás, é obrigatório ter os 3 itens no ato da vistoria e no dia a dia, pois pode acontecer algum imprevisto.

Macaco, Chave de Roda e Triângulo

Macaco, Chave de Roda e Triângulo

Retrovisores: Um espelho retrovisor (também espelho da porta, ou o espelho lateral) é um espelho encontrado no exterior de veículos automotivos para auxiliar o motorista a enxergar áreas para trás e para os lados do veículo; do lado de fora da visão periférica do condutor ( no chamado “ponto cego”) .

Escapamento: É um condutor que possibilita ao automóvel encaminhar os gases do resultado da combustão para fora do ambiente do motor, além de influenciar no desenvolvimento do motor. Mas precisa estar em perfeito estado

Insulfilm: Proporcionam redução de calor, controlando os raios infravermelhos, ultravioletas e luz visível. Sobretudo, eles precisam estar em perfeito estado e estar dentro da quantidade permitido.

Quebra Sol: Um item indispensável na visibilidade em dias ensolarados.

Parasol é avaliado na vistoria do detran

Parasol é avaliado na vistoria do detran

Encosto de Cabeça: Precisa estar em perfeito estado, tanto do motorista como do passageiro.

Para-choque traseiro e dianteiro: Ambos os para-choques precisam estar perfeitamente encaixados, e em perfeito estado de uso.

O extintor já foi um item obrigatório, porém não é mais, mas se você for na vistoria com o extintor no local adequado ou no carro, pois ele precisa estar em perfeito estado e com validade valendo. Nas melhores das ocasiões é bom retirar, porque não é um item obrigatório. Pois reprovar por conta disso não seria legal.

Siga-nos no instagram para acompanhar o Despachante Pinguim