Olá, no que podemos lhe ajudar???

Detran-Go implanta placa Mercosul. A adoção do sistema atingirá apenas casos específicos e passa a valer a partir do dia 31 de janeiro

 

O Detran-Go implanta placa Mercosul a partir do 31 de janeiro. O prazo atende a resolução nº 780/2019  do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de julho do ano passado, que determina que os veículos emplacados em Goiás e no Brasil passam a contar com a placa PIV (Placa de identificação Veicular). Começa a valer no final do mês a obrigatoriedade do uso da placa do Mercosul em todos os estados do país.

O novo padrão da placa apresenta quatro letras e três números, com uma sequência de identificação diferente do modelo atual e que possibilita um maior número de combinações e de possibilidades de PIVs. Mas a nova placa tem o fundo branco e faixa azul na parte superior, onde estão dispostos o símbolo do Mercosul e a bandeira do Brasil.

Leia também: O que é olhado na vistoria do Detran? Clique aqui e saiba todos os itens necessários

Adesão a nova placa

A placa Mercosul só será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento em veículos novos e, para os casos de perda ou dano na placa, quem tiver a placa antiga, transferência de município e em situações que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira. Mas e porém, o documento abre a possibilidade da adoção voluntária do novo modelo de placa.

Placa Mercosul

Placa Mercosul


Mais Segurança

Pois segundo o Denatran, o novo modelo traz mais segurança aos motoristas, tendo em vista que os novos itens de segurança minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações como, por exemplo, a clonagem de placas. Pois a segurança é um dos principais benefícios do novo modelo de placa, uma vez que ela possui gravação a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e QR Code, mas que dificultam a clonagem. Facilitando a identificação de veículos roubados ou clonados em todo Mercosul. Mas o novo sistema amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades.

NÃO COMECE O ANO DEVENDO, QUITE AQUI SEUS DÉBITOS VEICULARES EM ATÉ 12X COM O MENOR JUROS DO MERCADO

Veja como irá ficar a sua placa com esses exemplos:

Resumindo: Quem deve adotar a nova placa?

Veículos novos (pois será feito primeiro emplacamento)
Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa
Mudança de município ou de Unidade Federativa
Necessidade de instalação da segunda placa traseira

COMUNICADO: Em Virtude da implantação do novo modelo de placas, o DETRAN-GO interromperá os atendimentos nos dias 29, 30 e 31 de janeiro para todo o interior do Estado e para o dia 31 para a Capital, mas restabelecerá o antedimento no dia 03 de fevereiro em todo o Estado.